Qual o valor máximo de um Empréstimo Consignado?

Em: Empréstimo Consignado

Com a atual economia brasileira, buscar alternativas para arcar com as contas mensais vem tornando-se algo essencial no dia a dia.

Por este motivo, o número de pessoas que estão realizando empréstimo consignado vem aumentando. Porém, até quanto é possível solicitar de empréstimo? É possível contratar quantas vezes?

A opção do consignado torna-se muito vantajosa quando comparada com outras modalidades de crédito. Uma vez que o empréstimo consignado é debitado de forma automática, facilitando a oferta de vantagens.

Logo abaixo estão algumas situações que ocorrem ao solicitar um consignado:

 

Qual o limite máximo de valor para um empréstimo?

Assim como diversas modalidades de crédito, o consignado também possui um limite máximo que pode ser solicitado pelo cliente.

Do mesmo modo que a taxa de juros, o CET dentre outras condições que podem conter um consignado, dependeram das regras de cada banco.

Assim as variações podem ser bem significativas entre uma ou outra instituição financeira.

Deste modo, não existirá um valor padrão de limite, já que cada instituição possui sua regra de calculo para o mesmo.

 

Como são definidos os limites do crédito consignado?

O simples fato de o consignado possuir débito automático no contracheque acaba por facilitar a decisão do banco de conceder o valor.

Diferente de outras modalidades de crédito, no consignado o banco possui garantia maior de recebimento, já que o valor é debitado antes mesmo do cliente receber seu salário ou benefício.

Portanto, o limite sempre estará ligado à capacidade do cliente realizar o pagamento. Um ponto positivo é que o histórico devedor do cliente não será levado em consideração, por exemplo.

O que o banco considera é a margem livre para possibilitar o pagamento mensal por parte do tomador.

 

Valor da renda mensal

Como em outros modelos de empréstimo a renda do tomador será indicador para o banco do real poder aquisitivo/financeiro do cliente.

Isto é validado pelo banco através do contracheque ou holerite do cliente. Deste modo, a renda será à base do cálculo para um valor máximo de empréstimo.

Diante disto, o banco consegue ter controle sobre os valores a serem liberados para o cliente, não deixando o cliente solicitar mais do que possui possibilidade de pagamento.

Margem consignável

No empréstimo consignado a margem disponível para cada cliente é o principal limitador de valor a ser disponibilizado no momento de uma solicitação.

O intuito de estabelecer um limite de margem é que os clientes não abalem sua própria estrutura financeira com diversas dividas.

A margem máxima de um consignado é dividida em 30% disponíveis para empréstimos e 5% para utilização do cartão consignado.

Vamos ao exemplo de como funciona: Uma pessoa que recebe R$ 2800,00 possui R$ 840,00 da sua renda que podem ser comprometidas mensalmente em até nove empréstimos.

Desta maneira, o banco calcula o limite com base no que o cliente solicita e no prazo de pagamento selecionado.

Idade Máxima

As idades dos tomadores de um empréstimo podem influenciar em dois quesitos em uma solicitação: Valor liberado para empréstimo e prazo para quitação do mesmo.

Característica física por lei não devem ser consideradas. Mas, no entanto, a idade é um fator chave limitação em um consignado.

Portanto, isto ocorre como uma forma de garantia aos bancos de que o empréstimo será quitado antes de um eventual falecimento.

By:

Deixe seu Comentário

Voltar ao topo

Share Page

Close